data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
*Matéria atualizada em 03 de fevereiro de 2020, às 21h40min
A segunda-feira começou movimentada para quem foi classificado para ingressar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desde o meio da manhã, estudantes acompanhados de seus familiares formavam uma extensa fila para fazer a matrícula da tão sonhada entrada no curso superior. Quando os portões se abriram, às 14h, a fila de aproximadamente mil pessoas já fazia a volta na área de entrada do Centro de Convenções da UFSM.
Vestibular complementar da UFN acontece na próxima semana
De acordo com pró-reitor adjunto de Graduação, Jerônimo Tybusch, esse ano a novidade é que os aprovados nos campi da universidade podem fazer a matrícula em outra sede. Assim, nos dois dias das matrículas do campus da UFSM, 3 e 4 de fevereiro, os selecionados dos campi de Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Frederico Westphalen, que ainda não garantiram sua vaga, podem fazer a confirmação em Santa Maria.
- Nos outros campis que tiveram matrículas nos dias 30 e 31 de janeiro, foi um preenchimento razoável, nós tivemos uma entrega consistente de envelopes, claro que ainda tem vagas em aberto que não foram preenchidas - explica Jerônimo.
Veja mais no vídeo:
Segundo o pró-reitor adjunto, nos dois dias de matrículas do campus de Santa Maria, além do Sisu, estão sendo recebidos também os processos de música e dança bacharelado, o Programa Especial de Graduação (Peg), e o processo indígena.
Para os dois dias de matrículas, aproximadamente 70 pessoas estarão atendendo os estudantes, divididos em servidores da universidade e bolsistas colaboradores.
Jerônimo explica que quem não foi classificado pela chamada regular, pode se inscrever na chamada oral que está com as inscrições abertas até o dia 4 de fevereiro.
- A partir do dia 7 de fevereiro, nós já podemos fazer as confirmações de vagas da chamada oral da lista de espera. Nós pretendemos publicar até o final da semana um edital da lista de espera, assim que o MEC nos liberar a listagem - conta Jerônimo.
APROVADOS
Estudantes de várias regiões do Rio Grande do Sul, e até mesmo de outros Estados, aguardavam ansiosos na fila com a documentação em mãos para poder garantir a vaga.
Os veteranos dos cursos estavam no Centro de Convenções com cartazes e tintas preparados para receber os calouros para o conhecido trote dos bixos.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
Para o aprovado em Filosofia Bernardo Schimaniak Rutili, se dedicar aos estudos e ser produtivos na rotina acadêmica são fatores essenciais para ser um bom aluno.
Projeto de lei pretende garantir ensino a distância para alunas gestantes e lactantes
A aprovada em Letras Português (licenciatura), Gabrieli Martini, 20 anos, escolheu o curso por acreditar na educação:
- Eu acho que a educação pode revolucionar tudo.
O pró-reitor adjunto faz o alerta para os classificados não deixarem para fazer a matrícula na última hora, já que o prazo termina no dia 4 de fevereiro às 20h:
- É importante não perder o prazo, porque quem não vier confirmar a vaga nos dias delimitados perderá a oportunidade.
POLÊMICA
Ao decorrer da tarde, os aprovados e alguns pais que formaram uma fila para entrar no Centro de Eventos relataram que os servidores pediram para que os futuros acadêmicos se organizassem em filas por cursos.
Segundo a mãe de um aprovado, Denise Kemmerich, 51 anos, a ocasião que era para ser um momento de comemoração, tornou-se uma espera decepcionante.
Conforme o pró-reitor adjunto, a chamada regular de 2020 teve 50% do total de vagas, o que nos ano anteriores era uma média de 30%. Ele explica que todo o processo da matrícula é trabalhoso, mas que até as 23h horas desta segunda os aprovados que ainda aguardam para se matricular devem ser atendidos.
De acordo com Juliane Bassi, que estava companhando a filha, quem já estava dentro do Centro não poderia sair.
- Eles não disponibilizaram nem água aqui dentro. Estou aqui desde às 14h30min e não nos deixam sair para buscar água e fazer um lanche.
Jerônimo explica que até as 20h, quando os aprovados ainda estavam entrando, quem já estava lá dentro não podia sair:
- Após as 20h, quem quisesse ir buscar um lanche ou água podia sair e retornar normalmente. O que pedimos foi que para enquanto os portões de entrada ainda estivessem abertos que o pessoal não saísse.